CHAMADOS DO CICLO VICIOSO PARA O CICLO VIRTUOSO
- Igreja Bíblica Batista do Planalto
- 3 de ago.
- 1 min de leitura
Na ordem da criação, Deus formou primeiramente o homem, colocou-o no jardim do Éden para o cultivar e guardar, e lhe ordenou que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal. Somente depois, formou a mulher a partir da costela do homem (Gn 1:26-29).
Contudo, embora criado reto, o homem se corrompeu com muitas astúcias (Ec 7:29), falhando em seu papel de liderança ao não proteger sua esposa e negligenciar o mandamento recebido diretamente de Deus: não comer do fruto proibido. Faltou-lhe liderança; sobrou omissão.
As consequências de sua desobediência são evidentes: antes havia comunhão e confiança; agora, separação e medo. Passou a esconder-se, vivendo centrado em si mesmo, e não mais na glória do Criador.
Embora o crente esteja reconectado a Deus pelos méritos de Cristo, carrega marcas de uma vida em um mundo marcado pelo pecado. Por isso, é chamado a abandonar a velha natureza e revestir-se da nova natureza, criada segundo Deus (Ef 4:22-24).
Assim, o homem crente é convocado a deixar o ciclo pecaminoso vicioso para o ciclo de uma vida virtuosa, refletindo a luz de Deus — como descreve o Salmo 128: andando nos caminhos do Senhor, desfrutando do fruto do seu trabalho, vivendo em família, impactando sua comunidade e abençoando as gerações futuras.
E você, qual ciclo vicioso precisa ser deixado para que um ciclo virtuoso tome seu lugar?
Rodrigo Fortes
Ministério de Homens


Comentários